Nena é meu apelido de infância. No curso de Bacharelado em Artes Plásticas, tornei-me Nena Borba, mas meu nome é Maria Salete. Segundo a versão de minha mãe, havia um grande risco de o bebê que ela esperava, em maio de 1977, nascer com problemas devido ao uso indevido de um medicamento. Aí, vocês já devem ter entendido tudo: ela fez uma promessa à Nossa Senhora da Salete! Como nasci saudável, recebi o nome da santa. (Mas, pelo jeito a santa, às vezes fica de lado, sobressaindo a artista - risos). Portanto, posso afirmar que sou uma professora e artista que adora trabalhar com imagens que possuem a memória como foco principal, e que nos remetem a outros textos, tanto escritos, quanto visuais. Já dei aula de desenho artístico na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), ministrei aulas de língua e literatura brasileira na Universidade de Leiden, Holanda, e, no pós-doutorado, dei aulas de literatura na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde 2014 sou professora de literatura brasileira da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), profissão que me possibilita viajar metaforicamente e literalmente. Falando em viagem, muitas vezes lembro que, ainda no curso de Letras Português e Francês (UFSC), ganhei uma viagem da embaixada da França para passar um mês em Paris e seus arredores. Não pude ir, mas, como dizia minha vó e o escritor Ernest Hemingway, "Paris não se acaba nunca", ou seja, tive outra oportunidade, e aproveitei muito. Continuo com vontade de voltar e passar mais um tempo na capital francesa... mas, por enquanto, estou na Ilha da Magia em Guarapuava-PR há uma semana, na Holanda! Voltei! Vou passar um ano fazendo meu segundo pós-doutorado. Atualmente, estou organizando um livro em homenagem ao escritor Valêncio Xavier: Contatos e contágios. Este livro é uma coletânea, resultado do Simpósio que organizei em 2011, também em sua homenagem. Contatos e contágios já saiu está no prelo e sairá pela Editora da UFSC.
Estou organizando outro livro Já organizei e enviei para uma editora. O livro é sobre os escritos de Valêncio Xavier sobre cinema.
Além de adorar viajar, estudar e conhecer novas pessoas, não abro mão de manter as amizades antigas. Também, sou daquelas que ao mesmo tempo que não recusa um convite, adora o conforto do lar. Gosto de estar cercada pelos meus livros, plantas que vivem na minha sacada e dos meus cachorros Borges e Sofia, [tive que doá-los para poder ir para a Holanda], quando possível de meus familiares e amigos. Não sou uma boa cozinheira, mas me divirto na cozinha! Adoro um bom vinho, mas não dispenso um café ou uma cerveja com os amigos. Adoro cinema, por isso prefiro ir sozinha, mesmo!
Sempre viajei com o objetivo de conhecer e estudar arte e literatura. Aprendi muito com minhas viagens! Por isso, acho que todos deviam ter a oportunidade de viver e experimentar outras culturas.
Uso este blog para compartilhar partes do meu processo artístico, assim como, fotos e textos. Ainda quero desdobrá-lo, mas para isso preciso ter um pouco mais de tempo e coragem, como diria Dom Quixote.
Para saber mais sobre mim você pode me escrever ou dar uma olhadinha na Plataforma Lattes:
Meu e-mail: nena.borba@gmail.com
Currículum na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/5265958180390056
Obrigada pela visita, e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário