Páginas

19 de novembro de 2010

Hans Bellmer - Louise Bourgeois

Double sexus é a primeira exposição na Holanda [e no mundo] que coloca lado a lado Louise Bourgeois (1911-2010) e Hans Bellmer (1902-1975). Além de apresentar trabalhos de dois artistas que eu adoro, essa exposição é acompanhada de textos que situam o leitor e tocam alguns pontos importantes para a apreensão e compreensão de certas nuances da obra de ambos artistas como o primitivismo e a psicanálise (Freud).
Bourgeois iniciou sua carreira numa época em que a arte estava voltada para o abstracionismo. Depois de estudar matemática na Sorbonne, aos 25 anos resolve dedicar-se à arte. Fez aulas na École des beaux-arts da Académie de la grande chaumière e, paralelamente, com Férnad Léger. Em 1938, casou-se com o historiador americano Robert Goldwater e passou a viver em Nova Iorque. No entanto, ficou anônima para o mundo artístico até seus 71 anos, quando ficou conhecida como a "grand old laid" da arte contemporânea.

Hans Bellmer, por sua vez, além da fama de construtor de bonecas e fotógrafo, fez parte do grupo em torno da revista surrealista Minotaure. Nessa exposição que acontece no Gemmentemuseum em Haia, o que chama a atenção, além das "bonecas protéticas", são os desenhos feitos por Bellmer para ilustrar os livros do escritor Georges Bataille. Há desenhos e fotografias do ano de 1945. Os desenhos foram usados para uma edição do livro História do olho (1928) e, há também alguns desenhos de 1955 para uma edição de Madame Edwarda (1937), por exemplo. Adorei a exposição recomendo!

Nenhum comentário: